Aquele projeto que você pensava ser genial pode ser algo horrível. Saiba o que fazer para validar
Às vezes, temos ideias quando menos esperamos. Isso pode acontecer até no chuveiro, aliás. Um desses insights pode ser uma ótima ideia de negócios – pode ser que aquela “sacada” que você tanto esperava pode ter aparecido, um negócio que pode mudar a vida de milhões de pessoas. Ou sua ideia pode ser uma porcaria.
Mas como saber se sua inspiração é boa ou apenas uma cilada? Na verdade, não é muito difícil. O empreendedor e investidor Adam Callinan listou algumas dicas para quem precisa validar uma ideia de negócio. Confira:
- Busque algo realmente útil
A primeira dica até parece óbvia, mas nem sempre é levada em conta pelos aspirantes a empreendedor. Às vezes, uma ideia pode parecer inusitada e interessante a princípio, mas pode ser inútil. Ao pensar em algo, pergunte a si mesmo se sua ideia resolverá um problema de uma grande qualidade de pessoas. Se a resposta for positiva, siga para o próximo passo. Se não, fuja da cilada e pense em outra coisa. - Inove. Ou faça melhor
Você pode ter uma ideia que, em sua cabeça, parece genial, e descobrir que alguém pensou a mesma coisa que você. Isso, por si só, não é um problema. Pesquise se seus concorrentes em potencial tiraram a ideia do papel e se eles estão tendo sucesso. Se você quiser prosseguir, certifique-se de fazê-lo aprimorando processos e oferecendo diferenciais. Caso não seja possível, é melhor pensar em outra coisa. - Esqueça dos “achismos”
Ok, você, seus amigos e sua família acreditam que sua ideia é sensacional. No entanto, o resto do planeta pode achar a sua ideia horrível. Primeiro, lembre-se de que sua mãe compraria qualquer coisa que você fizesse, mas as outras pessoas não amam você. Para saber se as pessoas comprariam seu esboço de produto ou ideia, não há outro jeito: vá para a rua. Converse. Ao ouvir uma resposta negativa, pergunte quais os motivos que levaram à desaprovação da ideia. - Faça as contas
Essa é especial para os empreendedores que descobriram que sua ideia é, de fato, uma boa. Vale lembrar que você superou um dos primeiros passos rumo ao sucesso profissional. Agora, você deve definir quanto custa para tirar a sua ideia do papel, o valor de venda do seu produto ou serviço, a rentabilidade e os valores que você gastaria com empregados.
Gerenciar um negócio é muito difícil. Antes de dar o pontapé inicial, calcule o custo-benefício do seu negócio. Por exemplo, segundo Callinan, se uma empresa garante a um empreendedor uma renda semelhante à de um emprego mediano – mas com o dobro do esforço – talvez seja melhor pensar em algo diferente. É claro, no entanto, que se uma empresa rende pouco dinheiro mas tem muito potencial, o melhor caminho pode ser insistir na empreitada.