A categoria MEI tem sido uma porta de entrada para muitas pessoas no mercado de trabalho que querem empreender e se regularizar. Mas, se você ainda não se tornou um e quer saber quais os benefícios disso, confira o que temos para te dizer sobre contabilidade para MEI e tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
Ser um microempreendedor individual é desafiante, mas conta com várias vantagens as quais muitas pessoas não conhecem! Pensando nisso, resolvemos contá-las de uma forma bem simples.

Você sabe quais as obrigações de um microempreendedor individual? Existem algumas particularidades bem interessantes sobre as quais você precisa saber antes de se tornar um MEI. Entre elas, podemos citar as seguintes:
• É necessário ter um limite de faturamento anual equivalente a oitenta e um mil reais;
• Você poderá contratar somente um funcionário;
• O regime tributário a ser utilizado é o Simples Nacional;
• Os relatórios de caixa e estoques facilitam a declaração de imposto de renda.

Vantagens

Agora que você já sabe das pr incipais obrigações de um microempreendedor individual, chegou o momento de descobrir quais são as vantagens de se tornar um deles.
Podemos começar falando sobre os benefícios previdenciários que um MEI tem. Vamos ao que interessa?

Auxílio doença
O auxílio doença se tr
ata de um benefício proporcionado ao trabalhador em casos de incapacidade de continuar trabalhando por conta de algum problema de saúde.
Mas, o estado do indivíduo deve ser comprovado e ele também deve ter contribuído com a previdência por pelo menos um ano (12 meses) para poder receber o auxílio.

Aposentadoria por invalidez
Esse auxílio é recebido nos casos em que o indivíduo é diagnosticado com algum problema que o impeça de seguir com o seu trabalho ou com qualquer outro. Normalmente, são acidentes ou fatos que envolvem problemas físicos de saúde.
Para receber a aposentadoria por invalidez, é necessário ter contribuído com a previdência por um ano (12 anos).

Salário Maternidade
O salário maternidade é um benefício para o MEI que acabou de ter um filho e terá que passar um tempo afastada do trabalho por conta do nascimento do bebê. Para recebê-lo, é preciso ter 10 meses de contribuição.

Auxílio Reclusão
Em casos de prisão, o MEI receberá um auxílio reclusão, que será destinado à sua família, na maioria dos casos, mas é necessário contribuir com a previdência por dois anos (24 meses) para receber este benefício.

Aposentadoria por idade
Esse benefício é o mais comum de todos, mas também é o que precisa de mais tempo de contribuição, equivalente a 180 meses.

Pensão por morte
A família do microempreendedor recebe pensão por morte caso ele tenha contribuído com a previdência por dois anos (24 meses).
Esses são os principais benefícios previdenciários do microempreendedor. A contabilidade para o MEI garante que você esteja devidamente regularizado para receber todos os benefícios aos quais você tem direito. Não perca mais tempo! Conte com a ajuda de um serviço profissional em contabilidade para te ajudar a organizar tudo, e aproveite todas as vantagens que ser um microempreendedor individual pode te proporcionar.